Make it Easy

Versão: Última (1.0.0)

file_downloadInstalação

Após adquirir o Make it Easy, siga o procedimento abaixo para começar a usá-lo:

  • - Remova qualquer bloqueio de rede do servidor que hospeda o fluig para o endereço:
      https://api.iv2.com.br
      https://apimakeiteasy.iv2.com.br
  • - Atualize o fluig para versão 1.6.4 ou superior
  • - Faça login com um usuário administrador
  • - Acesse Painel de Controle > Itens da Store
  • - Instale o Make it Easy
  • - Acesse a página do Make it Easy
  • - Faça o seu cadastro ou login caso já tenha se cadastrado

Observações

  • - O Make it Easy funciona com o vínculo entre o email informado no cadastro e o domínio, portanto, não é possível adicionar widgets em ambientes ou tenants diferentes.
  • - O Make it Easy é vinculado ao domínio, não é possível utilizar mais de um Make it Easy no mesmo domínio.
  • - O layout do Make it Easy não pode ser utilizado em outras páginas do fluig.
  • - Por ser tratar de um aplicativo Saas não há distinção de ambientes de produção / desenvolvimento / homologação. Todos os dados inseridos na aplicação serão armazenados em uma instância de banco de dados na nuvem que será dedicada à empresa que adquiriu o aplicativo.
  • Quando o aplicativo é instalado automaticamente é criada uma pasta dentro do ECM.
  • A pasta se chama Make_it_Easy
  • Caso ela seja apagada por alguém que seja administrador irá acontecer erros no sistema
  • Para corrigir este problema deverá ser restaurada a pasta que foi movida para lixeira ou pedir para um administrador criar qualquer quadro novo.
  • O Make it Easy utiliza o visualizador do Google Docs para ter uma experiência melhor.
  • Link utilizado: https://docs.google.com
Sign Up

Para criar uma conta é muito fácil, você precisa colocar o nome da sua empresa, email e sua senha.

Sign In

Após criar a conta, você já poderá acessá-la colocando seu email e senha.

aspect_ratioUsabilidade
1 - Quadro

As funcionalidades do quadro são: Mudar a cor, arquivar e desarquivar, além de tornar outro usuário como administrador

Mudando a cor dos quadros.

Está funcionalidade serve para ajudar o usuário organizar melhor os seus quadros

Tornando outro usuário como administrador

Esta funcionalidade serve para definir quem será o dono do quadro

Pode ser transferida a qualquer momento para qualquer pessoa que esteja dentro do quadro

Funções do administrador(dono) do quadro: Remover e excluir usuários e atribuir novo administrador(dono) do quadro

Obs:Ao definir uma outra pessoa administrador(dono) não será possível desfazer a ação

Caso a pasta que ficam contidas as informações do Make it Easy seja apagada, é mostrada a seguinte mensagem.

Para selecionar esse problema é necessário criar um novo "Quadro" ou ir na lixeira do sistema e restaurar a pasta "Make_it_Easy".

2 - Lista

As listas tem como função agrupar cartões de acordo com o que deseja fazer, por exemplo pode-se fazer uma lista de tarefas separadas em "Tarefas à fazer", "Tarefas sendo feitas", "Tarefas Concluídas".

As funcionalidades da lista são: Adicionar um membro à ela, arrastar, arquivar, desarquivar, e excluí-la, além de poder adicionar um cartão.

Arrastando, Arquivando, Desarquivando e excluindo listas.
Cartões

Os cartões tem como objetivo colocar mais informações em um item da lista, sendo possível colocar: descrição, adicionar um anexo, prazo, checklist, arquivar esse cartão e adicionar um membro específico a ele.

Adicionando membro em um cartão.

Isso é uma representação visual de que o membro o responsável das atividades do cartão

Arrastando cartão.

Os cartões podem ser arrastados através da lista. Essa funcionalidade serve unicamente para arrastar os cartões através da lista.

Arquivando e restaurando um cartão.

Arquivar: Remove o cartão da lista e pode ser restaurado através do histórico

Restaurar: Devolve o cartão à lista que estava anteriormente

Excluindo cartão.

Esta funcionalidade remove o cartão que estava arquivado

Adicionando descrição, anexo, prazo e checklist.

Descrição:Serve para o usuário descreve com mais detalhes o cartão criado

Anexo: Serve para o usuário anexar um ou mais arquivos, caso necessário ao cartão

Prazo: Serve para definir uma "possível" data para seguir e cumprir a tarefa do cartão

Checklist: Serve para criar uma lista de atividades para o usuário cumprir ou se organizar

account_balance Arquitetura

Uma widget do fluig que consome dados através de uma API Rest desenvolvida em Spring Boot com querys nativas, está utilizando um middleware WildFly, hospedado no Google cloud , os dados são salvos em schemas de banco de dados MongoDB também hospedado no cloud AWS.

Todos os servidores são Linux CentOS 7, já os bancos de dados estão hospedados no serviço RDS (Relational Database Service), responsável pela criação de instâncias apartadas (Teste e Produção) e facilitando a configuração, a operação e a escalabilidade de um banco de dados relacional na nuvem. Dentro dessas instâncias estão os schemas de bancos de dados.

lock Segurança

Toda a segurança está configurada e é administrada pela AWS, temos nossa segurança de consumo de dados utilizando o Token. Cada empresa tem um token que referencia um schema de banco de dados diferente, assim garantindo que um cliente não irá acessar os dados de outro cliente. O token do cliente, assim como o schema do mesmo, é gerado na instalação do app (Make it Easy). Os tokens são armazenados em um outro schema, e nele em que é armazenado e vinculado o token e o schema do cliente.

storage Integridade dos dados

Com a segurança dos servidores Amazon e com o HTTPS, fazemos as solicitações baseadas em ids, ou seja, cada cadastro tem um id diferente e que é utilizado no caso de chave estrangeira. Os dados “solicitados” pelo cliente retornam diretamente da API, sem passar por nenhum terceiro.

As solicitações de dados são feitas através de querys nativas, tendo assim maior controle dos dados retornados, e antes de qualquer solicitação é confirmado os dados através do token.

A inclusão de novos dados também é feita via API’s, após os dados serem enviados com sucesso para a API, a mesma faz o restante do trabalho, assim garantindo a inclusão das novas informações.

Existem rotinas de backup para garantir que não vão ser perdidos dados em caso de problemas no servidor.

backup Backup

Todos os servidores de aplicação e de banco de dados estão configurados em rotinas de backup, garantindo a segurança dos dados e recoverys emergenciais.

dehazeArquitetura Make it Easy

Abaixo segue o diagrama de arquitetura do Make it Easy

URL's para adicionar no Firewall de seu servidor:

  • - https://api.iv2.com.br
  • - https://apimakeiteasy.iv2.com.br