DIPJ-Declaração de Informações sobre Produtos Industrializados:

A Datasul (TOTVS) não desenvolveu programa para gerar arquivo para ser importado pelo programa desenvolvido pela Receita Federal que tem a finalidade de gerar a DIPJ, já que o mesmo não possui a função de importação das informações e as mesmas deverão ser digitadas. Entretanto, segue abaixo descrição de algumas fichas apresentadas no programa para preenchimento da DIPJ fornecido pela Receita Federal com identificação dos programas do módulo de Obrigações Fiscais que fornecem informações para preenchimento. Vale salientar que maiores informações a respeito do preenchimento da DIPJ deve ser obtida diretamente no módulo de ajuda do programa fornecido pela Receita Federal:

OBS: Como os validadores podem alterar de acordo com os anos, podem ser que as numerações das fichas se alterem, porém, os programas a serem utilizados e as informações solicitadas serão as mesmas.

Ficha 01 a 03 – Identificação do Declarante
Preenchimento Manual, diretamente no programa da Receita;

Ficha 20 – Demonstrativo de Apuração do Saldo do IPI
Estes dados são obtidos diretamente no livro de apuração de IPI (OF0721). Caso o cliente não utilize o livro de apuração de IPI do Magnus ou E M S e preencha manualmente o referido livro, também poderá utilizar as informações desse livro;

Ficha 21 – Entradas e Créditos

Estes dados podem ser extraídos do programa OF0502 para as entradas

Ficha 22 – Saídas e débitos

Estes dados podem ser extraídos do programa OF0602 para as saídas

Ficha 23 – Dados dos Remetentes
Utilizar o programa OF0722;

Ficha 24 – Entradas e insumos /MercadoriasDados dos Destinatários
Utilizar o programa OF0724;

Ficha 25 – Dados dos Destinatários
Utilizar o programa OF0723;

Ficha 26 – Saídas – de produtos/mercadorias/insumos
Utilizar o programa OF0725;

Pastas Cadastros
IRPJ
CSLL
PIS/PASEP
COFINS
Obter os valores da contabilidade, informações poderão ser extraídas dos relatórios da contabilidade ex: (balanço patrimonial, demonstrativo contábil etc..)

OBS.: Esclarecimento de dúvidas em relação aos parâmetros que deverão ser utilizados nos programas OF0722, OF0723, OF0724 e OF0725. Na opção seleção existe a possibilidade de informar naturezas de operação que serão desconsideradas pelo relatório e existe também o parâmetro “Considera Nat.Op. com Cod.Vinc. de IPI”. No exemplo abaixo explicamos o funcionamento dessa definição.

Ex. Naturezas de operação cadastradas

1.99-A cod. vinc. IPI = “111”
1.99-B cod. vinc. IPI = “222”
1.99-C cod- vinc. IPI = ” ”

Neste exemplo, se informado para desconsiderar a natureza de operação 1.99 e o parâmetro “Considera Nat.Op. com Cod.Vinc. de IPI” estiver igual a Não, não serão considerados os documentos com nenhuma das naturezas de prefixo 1.99. Já se o referido parâmetro estiver igual a Sim, serão considerados apenas os documentos fiscais referentes as naturezas de operação 1.99-A e 1.99-B, sendo desconsiderada a natureza 1.99-C porque a mesma não possui Código de Vinculação do IPI.
Preenchimento da DIPI e ou DIPJ (Declaração de Informações de Pessoas Jurídicas)

Pastas Cadastros
IRPJ
CSLL
PIS/PASEP
COFINS
Obter os valores da contabilidade, informações poderão ser extraídas dos relatórios da contabilidade ex: (balanço patrimonial, demonstrativo contábil etc..).

Deixe uma resposta