Como utilizar o processo de Emissão da NF-e Manual no EMS?

O EMS permite a geração da notas fiscais eletrônicas de forma Manual utilizando o Software Emissor NF-e do SEFAZ/SP.

Utilizando essa parametrização o EMS irá gerar um arquivo TXT em diretório previamente parametrizado com todas as informações necessárias da NF-e, após deverá ser realizado a importação desse arquivo gerado pelo programa do SEFAZ/SP.

O que é o Software Emissor NF-e?

O Software Emissor NF-e é um programa que, após instalado na máquina do contribuinte, permite a emissão de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) para a correspondente Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ).

O Software compreende a geração do arquivo da Nota Fiscal eletrônica, meios para realizar a assinatura com o Certificado Digital que o contribuinte possuir e a sua transmissão para a SEFAZ relacionada. Também permite o gerenciamento das NF-e’s e o cancelamento das mesmas, a impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFE) para a circulação das mercadorias e outras funcionalidades acessórias para facilitar a criação da NF-e, tais como os cadastros de clientes, produtos e transportadoras.

Onde encontrar esse Software Emissor NF-e?

O mesmo se encontra no site so SEFAZ de São Paulo (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/).

Os manuais de Instalação e Utilização também poderão ser encontrados no site do SEFAZ de São Paulo (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/manuais.html).

O que eu devo parametrizar no EMS para gerar esse processo?

Para a emissão da NF-e utilizando o processo Manual do EMS segue as mesmas parametrizações de emissão como o processo automático. Basicamente a única diferença é a “Transmissão” que ao invés de ser utilizando um Aplicativo de Transmissão (TSS, Integrator, entre outros) utiliza a Transmissão Manual, gerando o arquivo da nota fiscal eletrônica no diretório definido.

CD0403 – Manutenção de Estabelecimento, na pasta NF-e, deve ser verificados os seguintes parâmetros.

» LAYOUT
Marcar como SEFAZ, dessa forma a nota fiscal eletrônica será gerada no padrão SEFAZ.

» TRANSMISSÃO
Marcar TRANSMISSÃO MANUAL, determinando dessa formar que o sistema deve gerar um arquivo TXT, permitindo que essa mensagem seja enviada manualmente por intermédio do software emissor de NF-e disponibilizado pela SEFAZ/SP. IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de layout SEFAZ.

» VERSÃO LAYOUT
Inserir a versão do layout a ser considerada para geração do arquivo da nota fiscal eletrônica no layout SEFAZ. IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de layout SEFAZ. Somente as versões tratadas pelo EMS são consideradas como válida.

» DIRETÓRIO
Selecionar o diretório a ser utilizado para geração dos arquivos TXT da nota fiscal eletrônica, para posterior envio manual por intermédio da aplicação disponibilizada pela SEFAZ/SP. IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de Transmissão Manual.

Deixe uma resposta