Quais os parâmetros utilizados para a emissão da NF-e?

Abaixo descrevemos a seqüência de programas e seus respectivos parâmetros:

CD7070 – Ativar a função “NFE” (Chamar o programa via CTRL + ALT + X), Digite CDP/CD7070.r
*** IMPORTANTE *** No campo chave solicitada, informe: NFE
CD0403 – Manutenção de Estabelecimento, na pasta NF-e, deve ser verificados os seguintes parâmetros.

» AMBIENTE
NENHUM: Determina que o Estabelecimento não efetua nenhum processo de emissão de NF-e.
HOMOLOGAÇÃO: Determina que o Estabelecimento está com o processo de emissão da NF-e Homologado. Nesse caso, para os clientes que estiverem parametrizados para receber NF-e será gerada esse tipo de nota fiscal quando na natureza de operação utilizada estiver parametrizada para utilizar o modelo 55.
PRODUÇÃO: Determina que o Estabelecimento está com o processo de emissão da NF-e em Produção. Nesse caso, além das validações feitas para o processo Homologado, é verificado o relacionamento entre a série e estabelecimento, sendo que esse relacionamento deve estar parametrizado para emitir NF-e para que a mesma seja gerada.

» CONTROLE
PARCIAL: Determina que o Estabelecimento não efetua nenhum processo de emissão de NF-e.
TOTAL: Determina que a NF-e deve ser gerada para todos os clientes
IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando o ambiente de emissão estiver definido como Homologado ou Produção.

» PERMITE CONTINGÊNCIA NF-e
PARCIAL: Quando assinalado, determina que o Estabelecimento permite a emissão de nota fiscal eletrônica em contingência.
IMPORTANTE: Para emissão em contingência, será necessário que o usuário possua permissão.

» LAYOUT
EMS: Determina que a mensagem da nota fiscal eletrônica deve ser gerada no padrão EMS.
SEFAZ: Determina que a mensagem da nota fiscal eletrônica deve ser gerada no padrão SEFAZ.

» TRANSMISSÃO
APLICAÇÃO TRANSMISSÃO: Determina a utilização da aplicação de transmissão do Datasul EMS2, gerando a transmissão de forma Automática.
TRANSMISSÃO MANUAL: Determina que o sistema deve gerar um arquivo TXT, permitindo que essa mensagem seja enviada manualmente por intermédio do software emissor de NF-e disponibilizado pela SEFAZ/SP.
IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de layout SEFAZ.

» VERSÃO LAYOUT
Inserir a versão do layout a ser considerada para geração do arquivo da nota fiscal eletrônica no layout SEFAZ
IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de layout SEFAZ. Somente as versões tratadas pelo EMS são consideradas como válida.

» DIRETÓRIO
Selecionar o diretório a ser utilizado para geração dos arquivos TXT da nota fiscal eletrônica, para posterior envio manual por intermédio da aplicação disponibilizada pela SEFAZ/SP.
IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de Transmissão Manual.

CD0821 – Manutenção de Usuário (pasta parâmetros), é definido por usuário se este possui ou não permissão a emitir NF-e em contingência.

CD0606 – Natureza de Operação (pasta geral), o modelo do documento deve ser igual a 55, para todas as naturezas que devem gerar NF-e.

CD0904 – Atualização Unidade de Federação (campo UF IBGE), deve ser o código IBGE da UF

CD0330 – Manutenção de Cidades (campo código IBGE), deverá estar informado o código do IBGE da cidade.

CD0181 – Manutenção de Pais (campos “sem bloqueio, advertência e com bloqueio”), deverá ser informado se o cadastro de endereço, o mesmo será validado conforme novo algoritmo de busca de endereço ou não, existindo as opção de validação acima.

Informar também qual é o código do Pais Siscomex, no caso de Brasil, é o 1058.

Conforme campo assinalado no CD0181 (Manutenção de País), caso um endereço seja informado em um formato que o EMS não entenda, após confirmar o cadastro no programa CD0704 (Manutenção de Clientes), o sistema apresentará erro abaixo:

Erro 17006: Formato do endereço do cliente inválido (não foi possível identificar no endereço informado os componentes Logradouro e Número do endereço).

endereço informado os componentes Logradouro e Número do endereço).
Abaixo segue formatos de endereços validos para EMS – CD0704 (Manutenção de Clientes)
AV. PRESIDENTE COSTA E SILVA, 1178 – SALA 5
AV. GETÚLIO VARGAS 1178 TÉRREO
MARGINAL DA VIA ANCHIETA, KM 23
RUA MARECHAL DEODORO NR. 251
RUA VISCONDE DE MAUA N.1890 ED. SENTRA
AV ANTONIO DE CARVALHO 2600/3108
AV. TEODOMIRO DA FONSECA, 2173 BL1
RODOVIA BR 101 – KM29 – IGARASSU
RUA XV DE NOVEMBRO AP. 121 Nr 415
AV. BANDEIRA GOMES S/N – ED.MEDSERV
RUA 1650, NR 900, BLOCO 2

CD0704 – Manutenção de Clientes (pasta fiscal), o parâmetro (Recebe NF-e), deverá estar marcado.

CD0401 – Manutenção de Fornecedores (pasta fiscal), o parâmetro (Fornecedor emite NF-e), deverá estar marcado. Com este parâmetro marcado ao acessar o programa RE1001, o campo chave de acesso terá alguns dados abertos para preenchimento.
Caso contrario o campo não será habilitado e a NFe não será gerada.

FT0114 – Consulta Série X Estabelecimento (campo “emite Nota Fiscal Eletrônica”), este parâmetro somente será validado quando o campo (Produção) da pasta Integração do programa CD0403 estiver marcado. Enquanto o parâmetro (Homologação) estiver marcado estará sendo realizada a emissão simultânea e o campo (Emite Nota Fiscal Eletrônica), não estará sendo validado.

FT0904 – Consulta Nota Fiscal (pasta Inform 1, campo Situação NF-e), Neste programa será verificada a situação da NF-e, ou seja, o retorno do SEFAZ.
No caso da situação for igual a:
Uso Autorizado » Poderá ser emitido o DANFE;
» Poderá ser realizado o cancelamento pelo programa FT2200;
Uso Rejeitado » Poderá ser realizado o ajuste do motivo da rejeição no FT0502 (IMPORTANTE: Caso o campo em questão permita ser alterado) e reenviar ao SEFAZ;
» Poderá ser realizado a Inutilização pelo programa FT2200.

FT0904 – Consulta Nota Fiscal (pasta inform 2, campos Tipo de Emissão NF-e, Usuário Contingência e Chave de acesso NF-e).
Na pasta Inform 2 pode ser verificada a O tipo de Emissão NF-e, Usuário em Contingência e a Chave de acesso da NF-e, em posse desta chave de acesso a NF-e pode ser consultada no Site do SEFAZ.
Obs.: O site do SEFAZ não aceita os caracteres que estão contidos na chave de acesso. (./-)

O campo Usuário Contingência terá a informação do usuário que colocou o documento em contingência através do programa FT0909.

FT0502 – Manutenção de Notas Fiscais (botão de envia XML da nota fiscal eletrônica/seta amarela).

IMPORTANTE: Caso a Nota Fiscal, seja Rejeitada pelo SEFAZ (Consulta FT0909 ou FT0904) e exista a possibilidade de corrigir a informação, onde o motivo da Rejeição pode ser alterado pelo FT0502, esta NF-e poderá ser reenviada pelo botão “Envia XML da Nota Fiscal Eletrônica”, caso contrario esta NF-e deverá ser Inutilizada e emitida nova NF-e.

FT2200 – Cancelamento de Nota Fiscais, foi alterado para que leia o tipo de situação da NF-e que esta no programa de Consulta de Notas Fiscais (FT0904).

Ao executar o programa FT2200 o mesmo vai ler o campo da Situação da NF-e (programa FT0904, pasta Inform 1) caso este esteja igual a Uso Autorizado este passará para Documento Cancelado, caso esteja igual a Uso Rejeitado este passara para Documento Inutilizado.

RE0101 – Usuário do Recebimento.

Existem dois campos neste programa que interferem na NF-e:
Atualiza OF NF-e Inválida Quando for efetivada uma NF-e e estiver invalida no SEFAZ ou seja, Não Autorizada, o usuário terá permissão de atualizar este documento em OF caso contrario não.
Atualiza NF-e Automaticamente Quando marcado para o usuario a atualização para os demais módulos será on-line.
Para poder marcar esse parâmetro, no programa bas_usuar_mestre (ctrl+alt+x) deve ser informado o servidor RPW padrão para o usuário, e este usuário deve estar ativo.

Para o recebimento de Danfe no RE1001, caso o campo (Fornecedor Emite NF-e) do programa CD0401 esteja marcado, a chave de acesso deste programa será habilitada.

No momento da efetivação da NF-e esta chave de acesso será validada no SEFAZ.
Como é formada a Chave de Acesso NF-e, abaixo segue exemplo:
43.0803.06538148000160.00.000.000000000.000000000.0
43 Código do IBGE UF.
0803 Ano e Mês da data de emissão do documento.
06538148000160 CNPJ do fornecedor.
00 Será preenchido com o modelo NF-e constante na natureza de operação (55).
000 Será preenchido com a série do documento recebido.
000000000 Será preenchido com o numero do documento informado.
000000000 Digito verificador gerado pelo EMS (No Faturamento, no Recebimento este número deve ser copiado do DANFE recebido do Fornecedor).
0 Digito verificador gerado pelo EMS (No Faturamento, no Recebimento este numero deve ser copiado do DANFE recebido do Fornecedor).

FT0909 – Monitor de Integração do EMS, acessar o botão FT0909 (FT0909A) marcar as opções desejadas. Na seqüência acionar o botão de filtro ao lado (FT0909B).

Após este procedimento realizado, o usuário deverá acionar o botão Atualiza (Seta Azul), e as informações serão apresentadas em tela.

Para os clientes que adquiriram a solução da Datasul (EAI), é importante conhecermos o monitor de integração EAI, que pode ser acessado pelo menu principal do EMS (Opções/Monitor de integração – EAI9999).

No monitor EAI na opção de Seleção temos os Status de (Não Processada/Erro/Processada) em conjunto com o Tipo de Destino, podemos verificar se o documento já está processado ou não, na saída para conexão como Neogrid e SEFAZ.
Na saída o EAI gera uma transação de InvoiceDocument, sendo que para a entrada é gerado a transação ReturnInvoiceDocument.

01. As integrações Automáticas (Estoque, Contas a Receber, Estatística, Estorno título Contas a Pagar) apenas serão efetuadas quando houver o retorno de Uso Autorizado na nota fiscal;

02. Quando a nota de entrada gerar nota no Faturamento, e esta retornar como Rejeitada, a mesma será inutilizada automaticamente;

03. Para gerar as notas em Contingência, o Estabelecimento (CD0403) e o usuário responsável (CD0821) devem estar parametrizados para tal finalidade;

04. Para Obrigações Fiscais será levado o modelo 55 (NF-e) quando a série x estabelecimento (FT0114) estiver marcado para emitir NF-e em caso contrário é levado o modelo 01;

05. Notas Canceladas e Inutilizadas serão enviadas como Canceladas para o módulo de Obrigações Fiscais.

06. Adapter a impressão do DANFE conforme layout da empresa, da mesma forma que os impressores de nota (FT0513/FT0514/FT015) o programa FT0516 (Impressão DANFE ) também possui seu fonte liberado (www.datasul.com.br/portal – arquivos de apoio/ambiente/EMS/release/Fontes Liberados).

Deixe uma resposta