Você sabe qual é a importância da informação para a sua empresa?

Estamos na era digital, era marcada pelos avanços tecnológicos produzidos pela informática e internet. Nesse período a informação e conhecimentos podem ser difundidos globalmente, além de armazenados em grande escala. Esse dinamismo, também se reflete no mercado. E a grande pergunta é: como a informação pode ajudar na gestão do seu negócio?

De acordo com o consultor Fernando Brum, a informação “é o farol orientador das oportunidades existentes e sinalizadora das ameaças a que a empresa está sujeita, pois ela reduz as incertezas durante o processo de tomada de decisão e, consequentemente, aumenta a sua qualidade”.

Por isso, a informação está presente em todos os momentos e decisões da empresa, auxiliando tanto nas atividades de rotina, quanto no posicionamento da empresa no mercado, principalmente em um momento de turbulência econômica.

Uma ferramenta fundamental para apoio na tomada de decisão e acesso às informações mais importantes da empresa são os chamados sistemas de informação, ou sistemas de gestão, que irão centralizar e exibir as informações de forma que tragam valor para gestão, por exemplo, irão te auxiliar a determinar o momento certo de compra de insumos para armazenagem, irão te mostrar seus níveis de estoque para cada produto, quais produtos ou serviços você vende mais ou menos e quais te trazem maior faturamento. Além de informações de fluxo de caixa, que permitirão um controle eficaz dos seus gastos e visualização dos seus ganhos ao longo do tempo.

Portanto, as informações advindas desses sistemas permitem a redução da incerteza no processo decisório, pois o mesmo terá como base diversas informações como: o volume de saída, capacidade de entrega, tempo de processos e processamentos. Tudo isso de forma simples, rápida e em tempo real.


Referências:

https://www.totvs.com

Fernando Brum, 05/08/2011, A importância da Informação para Empresas de Sucesso.

Rodolfo F. Alves PenaA era da Informação.

Projetado pelo Freepik

Deixe uma resposta